terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Métodos Quantitativos Sobre a Reciclagem no Brasil x Psicologia Ambiental


Tivemos como objetivo entender como a população brasileira reutiliza o lixo e se fazem isso por conta da preocupação com o meio ambiente ou com a finalidade de obter lucros apenas, uma vez que esses materiais podem ser vendidos com facilidade em todo território, para nós enquanto estudantes de Psicologia, voltamos nosso olhar também para a Psicologia Ambiental, tendo como problemática: como a Psicologia Ambiental se instituiu diante desses fatores (reciclar/reutilizar/reduzir) e se de fato estuda as interferências do meio na sua prática?


 Sabe-se que o consumo de materiais não recicláveis utilizados pelas empresas aumenta a quantidade de lixo no Brasil, o que dificulta bastante o fator sustentável. Mas não só as empresas são responsáveis pela quantidade de lixo acumulado. Em nosso país a população que se faz de inconsciente desses problemas e contribuem significantemente para degradação ambiental afetando de forma negativa o nosso planeta.


De que forma esses problemas poderiam ser amenizados? A quantidade de lixo produzido é o primeiro passo para garantir um meio ambiente mais saudável, poderíamos também nos preocupar muito mais com a questão de fabricarmos produtos que pudessem ser reutilizados e quando de certa forma não mais servir fossem reciclados esse é um fator de suma importância a Reciclagem, pois abre as portas para o mercado de trabalho e ainda ajuda o meio ambiente.

Nesse sentido esta pesquisa poderá nos proporcionar um consumo mais consciente e consequentemente ampliar nosso olhar para a prática de fato, fazendo uma relação sustentável com a função pela qual futuramente exerceremos.


Com isso podemos afirmar que a reciclagem é extremamente necessária e útil, tornando o desperdício de materiais menor, porém devemos entender que reduzir a quantidade de resíduos e reaproveitá-los quando possível, antes de desperdiça-los é ainda mais importante, é necessário frisar que que a reciclagem não é uma solução, é apenas uma alternativa para reduzir os impactos pelo consumismo desenfreado que existe atualmente.

Com a reciclagem se criará uma conscientização da sociedade com o lixo sendo matéria prima e não algo descartável, não havendo mais situações desagradáveis como ver alguém jogar lixo pela janela do carro, enfim, toda uma conscientização sócia ambiental e comportamental surgirá com uma intensificação de projetos de reciclagem.





Trabalho apresentado na disciplina de Métodos Quantitativos, ministrado pelo profº Diogo Esmeraldo.

Referências:IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Reciclagem.Net- Portal da Reciclagem e do Meio Ambiente.






4 comentários:

  1. Muito bom o texto, é por aí que começamos a ajudar o nosso planeta. Esse já é um ótimo começo para mudar nosso modo de viver, por um mundo melhor e mais sustentável.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante dessa ideia, vou levar para sala de aula também.

    ResponderExcluir
  3. No Desenvolvimento Sustentável toda a ação produtiva deve ser realizada de maneira
    consciente, respeitando o meio ambiente e preservando os recursos que se dispõe hoje para
    permitir o desenvolvimento amanhã.

    ResponderExcluir
  4. A reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

    ResponderExcluir