quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Por que consumimos?





Observamos que a ideia de consumo não "sai" da cabeça do ser humano, quanto mais temos, mas queremos ter, mesmo sem a devida necessidade.
Nesse sentido estabelecemos um padrão que é característico não só de bens materiais, entretanto buscamos prazer, bem estar e satisfação. Mas isso decorre de uma questão universal que é a felicidade. Contudo não damos atenção a fatores que não contribuem para a sustentabilidade do planeta.
Com base em pesquisas obtivemos informação que 99% das coisas que compramos viram lixo em até 6 meses, isso revela que a mídia induz o ser humano a seguir o que ela manifesta e o governo que tem o papel de zelar pelos nossos interesses nada faz para desacelerar este processo. Então, será que estamos vivendo como seres conscientes e donos do nosso querer e fazer, ou somos robôs comandados pela mídia?
Nesse contexto a felicidade resume-se em produtos que por muitas vezes não são os motivos para garantir que seremos pessoas mais felizes, assim devemos a todo tempo nos perguntar: Será que compramos por necessidade ou pela influência e sensação de poder que a TV emite? Podemos ressaltar que em todos os países a felicidade vem declinando, pois nossas vidas são basicamente um ciclo rotineiro.
A todo tempo fixamos o nosso olhar apenas a informação direta sem refletir sobre o que realmente a mensagem quer evidenciar, com isso permanecemos no senso comum, não criando, indagando, questionando e investigando, o que nos impossibilita atingir o senso crítico.
Será que a nossa falta de consciência interfere não só em nossas vidas como também no futuro das novas gerações? A nossa cultura de fazer gastos desnecessários tem impedido viver de forma sustentável, pois o consumo desenfreado vai além do que o governo pode intervir. Mesmo com alta tecnologia não há substituição dos recursos naturais não renováveis necessários para nossa sobrevivência. Portanto, pensar no planeta e na vida é um dever nosso para que as gerações futuras usufruam desses recursos.

Texto apresentado na disciplina de Língua Portuguesa, ministrado pela profª Licia Margarida.
Referência: Documentário A História das Coisas

8 comentários:

  1. Adorei o texto! Show de Bola!!
    Interessante, e de fácil Compreensão.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto ! Tema bem abordado !

    ResponderExcluir
  3. Há quem diga que o consumismo seja o mal do mundo moderno. No entanto, se não fosse os altos consumos, muitas gente não conseguiria sobreviver, pois é com pessoas consumindo cada vez mais que gera-se emprego. Porém, o consumismo pode se tornar um transtorno compulsivo podendo virar uma doença. Comprar é bom, mas na medida certa. Saber o que eu quero e o que preciso. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  4. Nós consumidores atendemos as nossas expectativas, porém os desejos as preferências vão surgir devido ao fato de que existem diferentes maneiras de satisfazer a uma mesma necessidade. Enquanto as necessidades das pessoas são poucas, os desejos são muitos e constantemente modificados por forças externas como as influencias sociais, de marketing e situacionais, ou em maioria das muitas vezes caem nas "tentações" assim fazendo o uso do consumo desenfreado.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me ajudou bastante. Não tinha consciência de que estava interferindo na sustentabilidade do nosso planeta, a partir de hoje vou contribuir para um planeta mais sustentável, acredito que a sustentabilidade começa em casa. Gostei muito do blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. É bem isso aí, temos de diminuir esse consumo excessivo e sair dessa armadilha consumista.

    ResponderExcluir