sábado, 24 de novembro de 2012

Psicologia Ambiental e sua Importância no Mundo Atual


O objetivo desse texto é conceituar a Psicologia Ambiental, bem como tratar das suas considerações e seu histórico na sociedade. A Psicologia Ambiental teve sua primeira terminação em 1943, já na década de 70 ela ganha caráter de disciplina, na década de 80 surgem os cursos universitários firmando a área, e na década de 90 passa por uma reestruturação, trazendo novas formas de melhoria de qualidade de vida das pessoas.
A Psicologia Ambiental formou-se a partir de duas teorias: a externa formada por disciplinas distintas, como arquitetura e a geografia e a interna que surgiu a partir do interesse de compreender o campo das relações, entre processos psicológicos e ambientais. Definir a Psicologia Ambiental como campo de estudo dentro da psicologia é possibilitar a compreensão de como o indivíduo reage ao ambiente, ela é um novo campo ainda pouco determinado na academia porém torna-se essencial para entender e melhorar os impactos da relação do homem com o ambiente , sendo ele natural ou construído.
A Psicologia Ambiental é também grande responsável para melhoria tanto na edificação quanto na conservação dos espaços, beneficiando o convívio entre as pessoas, seja no ambiente familiar, educacional, das organizações ou urbano, pois segundo Morval, o ambiente além de ser o cenário das novas vidas, representa um estímulo abarcante e ao mesmo tempo avassalador, mas também insondável e misterioso, pois ainda temos dele uma representação que parece ser, em muitos aspectos, confusa e subjetiva.
Alguns conceitos básicos são importantes na Psicologia Ambiental como: espaço pessoal que é o que rodeia o corpo do indivíduo é o espaço que da origem as interações do dia a dia; regulação da intimidade é a manutenção de um nível ideal de contatos sociais, em relação com o tempo e as circunstâncias; comportamento territorial é quando a decoração do ambiente reflete a personalidade dos ocupantes e afirma o controle; competência ambiental abrange satisfação e motivação pessoal diante de uma ação no meio ambiente; responsabilidade ecológica são comportamentos dos cidadãos que visam a manutenção do equilíbrio ecológico Morval.
Nesse sentido o Psicólogo Ambiental trabalha com a percepção ambiental, estudo do ambiente físico com sua dimensão social e aspectos funcionais. Todo estudo em Psicologia Ambiental estará voltado exclusivamente para relação pessoa-ambiente.O homem está a todo o momento em constante interação com o ambiente que o cerca, seja ele organizacional, educacional, urbano ou ecológico.
Moser afirma que a Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as "inter-relações" e não somente as relações entre a pessoa e o meio ambiente físico e social. A Psicologia Ambiental tem por objetivo analisar as formas como as condições ambientais afetam as capacidades cognitivas, mobilizando os comportamentos sociais que causam impacto á saúde mental dos indivíduos, além de contribuir para análise das percepções e interpretações das pessoas sobre o meio ambiente, sua abordagem metodológica, vai ser direcionada através do problema.
O Psicólogo Ambiental trabalha com a percepção ambiental, estudo do ambiente físico com sua dimensão social e aspectos funcionais, nesse sentido faz-se necessário a inclusão da Psicologia Ambiental no meio acadêmico, pois os psicólogos vão trabalhar em diversos ambientes e poderá observar que sua atuação dependerá muito das condições do espaço físico e social, esse que ao mesmo tempo em que protege também adoece. Deve ser ensinado também aos alunos da academia, a trabalhar de forma interdisciplinar, através de atividades e pesquisas interdisciplinares que venham a contribuir para formação de profissionais mais competentes.
Pode-se dizer que o foco principal de estudo da Psicologia Ambiental é a influência da pessoa para o ambiente e vice-versa, é o indivíduo que a Psicologia Ambiental considera, segundo Bassani, Silveira e Ferraz, é o ser humano concreto, com uma história de vida, um contexto cultural, dotado de cognição e afetos, com identidade social e individual. A Psicologia Ambiental não tem como objetivo a resolução dos problemas ambientais e sim a crise das pessoas no ambiente.


Texto apresentado na disciplina Educação das Emoçoes, ministrado pela profª Angelina Athayde.

2 comentários:

  1. Muito bom o blog.
    Estão de PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Eu não fazia ideia de como a psicologia podia contribuir no meio ambiente, muito interessante isso. A cada dia que passa eu me encanto mais com essa área!

    ResponderExcluir